Divulgação da loja virtual

Para lojas virtuais, a boa divulgação é fundamental. Afinal, ao contrário de lojas físicas, ninguém passa na frente de uma vitrine virtual por acaso.

Os resultados financeiros de qualquer loja virtual dependem diretamente da quantidade e da qualidade dos investimentos feitos na sua divulgação.

Conheça nossas sugestões para divulgar sua loja virtual:

Divulgação da loja virtual

1) Cadastro nos sites de busca

Os principais sites de busca são o Google e o Bing. Ambos possuem sites para webmasters, que permitem o acompanhamento e a configuração da indexação da loja.

Veja abaixo as instruções para acesso a estes sites:

Cadastro nos sites de busca

Google Search Console

  1. Clique aqui para acessar.

  2. Informe sua conta @gmail.com ou clique no link "Criar uma conta", caso não tenha conta @gmail.com.

  3. Clique no botão Adicionar propriedade.

  4. Selecione a opção Prefixo URL.

  5. Informe o domínio da loja e aperte o botão Continuar.

  6. Na página "Verificar propriedade" que se abrirá, clique na aba "Outros métodos de verificação".

  7. Selecione a opção "Tag HTML - Adicionar uma metatag à página inicial do seu site".

  8. Copie a meta-tag que será exibida e cole no campo Header HTML adicional da página Dados da loja, no site administrativo da loja virtual.

  9. Clique no botão Verificar.

Bing Webmaster

  1. Clique aqui para acessar.

  2. Clique no link Entrar. Caso não tenha uma conta LiveID, clique em "Entre com a conta da Microsoft".

  3. Clique em "Adicionar um Site".

  4. Selecione a opção Adicionar seu site manualmente e informe o domínio da loja.

  5. Clique no botão ADICIONAR

  6. Escolha a opção Marca Meta HTML para verificar a propriedade do domínio. Copie a linha da tag que será exibida logo abaixo da opção 2 e cole no campo Header HTML adicional da página Dados da loja, no site administrativo.

  7. Ex.: <meta name="msvalidate.01" content="6D34E*******11CD2"/>

  8. Após a inclusão clique no botão VERIFICAR.

Protocolo Sitemap

Para um controle melhor das páginas indexadas pelos buscadores, conheça o protocolo Sitemap, cuja utilização é estimulada pelo Google. O Fastcommerce faz a geração automática de Sitemaps, facilitando aos sites de buscas compatíveis a inclusão em seus índices das principais páginas da loja.

Para lojas sem o domínio próprio no Fastcommerce

O caminho para o XML com o Sitemap da loja é https://minhaloja.lojavirtualfc.com.br/sitemap.xml

Altere minhaloja de acordo com o campo Endereço Internet da página Dados da loja do site administrativo.

Para lojas com o domínio próprio no Fastcommerce

O caminho para o XML com o Sitemap da loja é https://www.minhaloja.com.br/sitemap.xml

Altere para o domínio da loja.

Para que todas as páginas de produtos sejam listadas no XML, utilize nas URLs acima sitemapprod.xml ao invés de sitemap.xml. Entretanto, isto não é recomendado se a loja tiver milhares de produtos, para evitar excessos de visitas dos robôs de indexação.

Clique aqui para cadastrar o Sitemap de seu site no Google.

2) Ranking "natural"

Para melhorar a posição da loja nas buscas não patrocinadas (as chamadas buscas naturais ou orgânicas), conheça e pratique as diretrizes dos seguintes artigos:

O que devo saber sobre SEO?

Palestra online gratuita: Sua loja com o melhor SEO do mercado!

Ranking natural

3) Ranking "artificial"

Uma das formas mais eficazes para divulgar lojas virtuais é o link patrocinado, que rapidamente coloca seu site no topo dos principais portais de busca.

O pagamento é feito somente quando o anúncio for clicado, podendo-se escolher o quanto quer pagar por clique, em um sistema de leilão. O acompanhamento do desempenho das campanhas e de seus retornos financeiros é feito em tempo real, podendo-se modificar a qualquer momento o texto e a posição dos anúncios.

Conheça o Google Ads, o serviço de links patrocinados oferecido pelo Google.

Ranking artificial

4) Redes sociais

Crie conteúdo especial para cada tipo de rede social: Twitter, Facebook, Linkedin, Instagram etc.

Antes de investir nas mídias sociais é interessante se perguntar em quais redes sociais o seu público-alvo está. O Pinterest por exemplo, conta com um público mais restrito e talvez não dê o retorno esperado à marca.

As mídias sociais que geram mais engajamento geralmente são o Facebook, Twitter e Instagram. Todas permitem a contratação de anúncios.

Redes sociais

5) Preços competitivos

Muitos consumidores começam suas compras pelos sites de comparação de preços. Solicite a inclusão dos produtos da loja aos portais deste segmento. Seguem abaixo alguns exemplos. Aproveite para ver como estão os preços da loja com relação à sua concorrência:

Buscapé

Zoom

Preços competitivos

6) Marketplaces

Que tal divulgar e vender seus produtos nos principais portais de compras online da internet? Estes portais, conhecidos como marketplaces, agregam produtos de centenas de lojas virtuais.

O Fastcommerce possui integração nativa com os principais marketplaces do mercado. Isto significa que você não precisa pagar outro serviço para intermediar a integração entre a loja e o marketplace.

Veja alguns exemplos de marketplaces integrados nativamente:

  • Google Shopping

  • Mercado Livre

  • MilhoAzul.com

  • Americanas.com

  • Submarino

  • Shoptime

Marketplaces

7) Indexação facilitada

Verifique no site administrativo, página "Dados da loja", item "Navegação e SEO", se os campos "Conteúdo da tag <title>", "Descrição da loja" e "Palavras-chaves da loja" estão preenchidos corretamente. Estas informações são utilizadas pelos sites de busca para cadastrar e indexar a loja.

Nas fichas dos Produtos, Categorias e Notícias, acesse a seção "Search Engine Optimization (SEO)" e preencha os campos "Title", "URL", "Descrição" e "Palavras-chave".

Crie páginas personalizadas com URLs amigáveis. Na página Dados da loja, acesse a seção "Domínio e redirecionamentos" e clique no link Redirecionamentos. Marque o campo Manter no Caminho De para que a URL do Caminho de seja mantida na barra de endereço do navegador.

O Google oferece um serviço gratuito que sugere palavras-chave, informando as respectivas populariadades e valores para divulgação em links patrocinados.

Para medir com precisão os resultados de suas ações de marketing e divulgação, utilize a funcionalidade "Parceiros" do site administrativo.

Indexação facilitada

8) Divulgação "offline"

Além de divulgar a sua loja na internet, não se esqueça de personalizar os materiais de comunicação com a sua identidade visual. Cartões de visita, folders e embalagens de produto são uma boa forma de mostrar a sua marca para os consumidores fora da internet.

Divulgação offline

9) Checklist de implantação

Verifique se todos os itens do checklist de implantação estão atendidos.

A maioria das lojas feitas no Fastcommerce oferece excelente rentabilidade.

Tendo bons produtos, bons preços, bom atendimento, bom design, boa tecnologia e boa divulgação, não tem erro.

Checklist de implantação

Boas vendas!

Equipe Fastcommerce